A BIOTITA trabalha no planejamento de bacias hidrográficas com uma posição otimista, ciente da infinidade de soluções existentes para o uso sustentável da água. Oferece diagnósticos e soluções precisas para o uso múltiplo das águas.
Conhecendo a avançada base legal e administrativa de Recursos Hídricos no Brasil, sabemos do valor da gestão descentralizada propiciada com os comitês de bacias, que permitem a participação do Poder Público, dos usuários e das comunidades.
O planejamento de bacias hidrográficas para equacionar os usos múltiplos e otimizar as alternativas de matriz hídrica envolve questões complexas quando há escassez de água.
Estudos hidrogeológicos podem definir diretrizes com o objetivo de aumentar a resiliência e a confiabilidade dos sistemas, promovendo a segurança hídrica para grandes usuários e concessionárias de abastecimento público e, ao mesmo tempo, produzindo base técnica de apoio à Gestão das Águas dentro de um Comitê de Bacia.
A BIOTITA conta com profissionais que atuaram em diversos projetos de gestão de águas para a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Departamento de Águas e Energia Elétrica de São Paulo (DAEE), possuindo experiência para atender demandas dos Comitês de Bacia e dos usuários de água no desenvolvimento de projetos que promovam o uso racional da água e a prevenção contra danos sociais e econômicos.
Política Nacional de Recursos Hídricos
Lei nº 9.433, de 8 de janeiro de 1997 , disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9433.htm
Fundamentos para Gestao da Água. Porto, R. L. 2012. Disponível em: http://www.ambiente.sp.gov.br/pactodasaguas/files/2011/05/livro-Fundamentos- da-Gestao- da-agua- sma.pdf